quarta-feira, 15 de outubro de 2008

PROPOSTA DIDÁTICA PEDAGÓGICA DA INCLUSÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS

1-DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

TEMA: Sistema ABO e fator RH

ÁREA: Ciências Exatas

SUBÁREA: BIOLOGIA

2- INTRODUÇÃO
No mundo globalizado em que nos encontramos inseridos,cotidianamente estamos envolvidos em questões que a pouco tempo atrás pareciam típicas de um mundo imaginário: clonagem,internet, mídia, consumismo excessivo.
Diante de tantas transformações, a cada dia cresce a necessidade de um conhecimento mais amplo sobre essas novas tecnologias.
Em decorrência disso,buscamos novas metodologias que visam a inclusão das mídias digitais a prática de aulas.
Em um primeiro momento foram abordados alguns conceitos sobre fenótipos, genótipos,antígenos e anticorpos com o objetivo de conhecer as defesas do organismo e os aglutinogenios.
Já no segundo momento do trabalho foi destacado todo um conjunto de técnicas utilizadas para o conhecimento do grupo sangüineo e do fator RH, com a utilização de gráficos, tabelas,imagens e lâminas.
Por fim,optou-se por abordar especificamente o percentual de alunos pertencentes aos quatro
fenótipos sangüineos.
Neste momento tentamos estabelecer diferenças entre os sexos masculino e feminino.
3- JUSTIFICATIVA
Com o intuito de trabalhar o conhecimento prévio dos alunos do Cem Erasmo Dias, esperamos que este projeto que propomos e que tem como público alvo, os alunos do 3º ano do ensino médio, que venha proporcionar conhecimentos necessários sobre o sistema A, B, O e o fator RH.
4-OBJETIVOS
4.1 - GERAL:
Este trabalho tem como objetivo, levantar a freqüência das caracteristicas fenotípicas dos grupos sangüineos entre os colegas de turma separando-os em homens e mulheres para observar se há diferença entre os sexos.
4.2 - ESPECÍFICO:
Conceituar e organizar informações, sobre os fenótipos sangüineos.
Identificar os grupos sangüineos dos alunos com pesquisa de campo.
Verificar por meio de experimentos a tipágem sangüinea de um aluno
Apresentar os resultados, utilizando recursos das mídias digitais.
5-METODOLOGIA
Por tratar-se de um estudo de casos, não temos a pretenção de encerrar argumentações em relação ao tema abordado. No entanto buscamos a referência para que os alunos procurem apartir dos achados e associado as pesquisas nas mídias digitais , ampliar seus conhecimentos prévios, melhorando a possibilidade de manuseio dessas novas tecnologias.
O trabalho está estruturado em 4 etapas. A primeira refere-se aos principais conceitos do referido tema.A segunda etapa trata da pesquisa de campo sobre o nº de alunos com tipágem do tipo A, B, AB, e O com seus respectivos fatores RH+ e RH-. Na terceira analizaremos uma lâmina,demostrando como se faz uma tipágem sangüinea. Por fim , na 4ª etapa virão as considerações finais com a apresentação dos trabalhos orais e digitais como: pesquisas a internet, construções de gráficos, inserção de fotos e figuras visando assim a inclusão digital e social.















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